20211020_150436.jpg

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Formação dos profissionais

A Escola Lumen evoluiu pedagogicamente seguindo uma linha de trabalho educacional pautada em relevantes estudos. Com uma prática baseada no Construtivismo e fundamentando-se na Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, na Neurologia e na Linguística, a equipe busca se aperfeiçoar a cada dia.

 

O trabalho é sempre revisado através de novos estudos e pesquisas nas áreas de psicologia e educação. Os professores, além de terem formação universitária, participam de grupos de estudos e planejamentos semanais com a coordenação da escola.

O projeto educacional conta com  material diversificado, professores preparados  e uma organização   curricular que atende os objetivos propostos para uma educação de qualidade. 
 

Entre em contato
 

MATERIAL DIDÁTICO

A escolha do material didático

O material didático tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem,  uma vez que  atua como um mediador entre os alunos, os professores e o conhecimento.


A Lumen não é uma escola pertencente a uma rede de ensino. Portanto, não seguimos as padronizações geralmente utilizadas em uma rede, como por exemplo adotar apostilas ou  editora única. A escolha do material didático da Lumen não está submetida ao mercado editorial e sim a critérios exclusivamente pedagógicos.

O que buscamos é usar uma variedade e uma pluralidade de materiais e editoras, que incluem livros didáticos e de apoio, recursos digitais e audiovisuais, aulas de campo (visitas guiadas), jogos, periódicos e muito mais. 

O  livro continua sendo um instrumento de grande relevância para a educação. Porém, estamos sempre atentos às novas tecnologias da informação e da comunicação. Isso porque a instituição entende que, hoje em dia, os alunos convivem cada vez mais com múltiplas linguagens e mídias e estas podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem.
 

WhatsApp Image 2021-11-24 at 13.41.02_edited.jpg

A avaliação do material didático

20211122_114043.jpg

A avaliação do material didático é dinâmica e acontece durante o ano todo. Por isso, acompanhamos de perto as novidades da área editorial e digital.


A escolha do material passa por uma análise criteriosa  de forma que  atenda o exigido (BNCC) para cada nível de ensino. Os professores participam ativamente da seleção e fazem a avaliação pedagógica dos materiais.

Escolher e utilizar um material são ações que dependem da capacidade de olhar profundamente o conteúdo a ser ensinado, compreendendo os melhores caminhos e os melhores recursos para percorrê-los em situações específicas. 
 

Um bom material didático deve reunir elementos que permitam ao estudante desenvolver habilidades como compreensão e análise, criação de estratégias e soluções para problemas e, sobretudo, servir de estímulo para o desenvolvimento do pensamento crítico.