
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Formação dos profissionais
A Escola Lumen evoluiu pedagogicamente seguindo uma linha de trabalho educacional pautada em relevantes estudos. Com uma prática baseada no Construtivismo e fundamentando-se na Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, na Neurologia e na Linguística, a equipe busca se aperfeiçoar a cada dia.
O trabalho é sempre revisado através de novos estudos e pesquisas nas áreas de psicologia e educação. Os professores, além de terem formação universitária, participam de grupos de estudos e planejamentos semanais com a coordenação da escola.
O projeto educacional conta com material diversificado, professores preparados e uma organização curricular que atende os objetivos propostos para uma educação de qualidade.
MATERIAL DIDÁTICO
A escolha do material didático
O material didático tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que atua como um mediador entre os alunos, os professores e o conhecimento.
A Lumen não é uma escola pertencente a uma rede de ensino. Portanto, não seguimos as padronizações geralmente utilizadas em uma rede, como por exemplo adotar apostilas ou editora única. A escolha do material didático da Lumen não está submetida ao mercado editorial e sim a critérios exclusivamente pedagógicos.
O que buscamos é usar uma variedade e uma pluralidade de materiais e editoras, que incluem livros didáticos e de apoio, recursos digitais e audiovisuais, aulas de campo (visitas guiadas), jogos, periódicos e muito mais.
O livro continua sendo um instrumento de grande relevância para a educação. Porém, estamos sempre atentos às novas tecnologias da informação e da comunicação. Isso porque a instituição entende que, hoje em dia, os alunos convivem cada vez mais com múltiplas linguagens e mídias e estas podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem.
.jpg)
A avaliação do material didático

A avaliação do material didático é dinâmica e acontece durante o ano todo. Por isso, acompanhamos de perto as novidades da área editorial e digital.
A escolha do material passa por uma análise criteriosa de forma que atenda o exigido (BNCC) para cada nível de ensino. Os professores participam ativamente da seleção e fazem a avaliação pedagógica dos materiais.
Escolher e utilizar um material são ações que dependem da capacidade de olhar profundamente o conteúdo a ser ensinado, compreendendo os melhores caminhos e os melhores recursos para percorrê-los em situações específicas.
Um bom material didático deve reunir elementos que permitam ao estudante desenvolver habilidades como compreensão e análise, criação de estratégias e soluções para problemas e, sobretudo, servir de estímulo para o desenvolvimento do pensamento crítico.