Escola Lumen

Diretrizes

A Escola Lumen evoluiu pedagogicamente criando uma linha de trabalho educacional pautada em relevantes estudos. Com pressupostos teóricos baseados no Construtivismo e fundamentando-se na Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, na Neurologia, na Linguística, entre outras ciências, a equipe busca melhorar e equilibrar sua forma de conduzir as bases educacionais que ajudam a compreender como a criança pensa e aprende.

O trabalho de fundamentação teórica é sempre revisado através de novos estudos e pesquisas nas áreas de psicologia e educação. Os professores são atualizados através das semanas pedagógicas e do trabalho da coordenação.

Os ambientes educacionais supõem planejamento meticuloso, preparação de material apropriado, professores muito bem formados e organização do currículo. Além disso, o educador precisa evoluir permanentemente, ter atitude investigativa, senso crítico e flexibilidade. O objetivo é centrar o trabalho no aluno, conhecer o desenvolvimento infantil para então elaborar práticas de sala de aula que levem ao aprendizado significativo.

Queremos que nossos alunos vão muito além do que está escrito nos livros.

Nossa maior realização é conseguir formar crianças que gostem de ler, de pesquisar, que sejam curiosas e interessadas no conhecimento.

Além de tudo, queremos alunos que compreendam que, sem o próprio esforço, nada disso é possível. Não é uma tarefa fácil nem para a escola nem para os alunos. Mas vale a pena.