Escola Lumen

Diretrizes

O material didático tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois atua como um mediador entre os alunos, professores e o conhecimento. Por conta dessa importância, fazemos uma análise criteriosa do que é utilizado.

Na Lumen, esse processo é feito de maneira contínua durante todo o ano letivo. A direção da escola prioriza a variedade e a pluralidade de fontes, por isso acompanha de perto as novidades da área editorial e digital.

Os professores participam ativamente da seleção e fazem a avaliação pedagógica dos materiais. A Escola Lumen não utiliza um livro único nas disciplinas nem adota apostilas prontas ou trabalha apenas com uma editora.

Não existe receita pronta. Escolher e utilizar um material são ações que dependem da capacidade de olhar profundamente o conteúdo a ser ensinado, compreendendo os melhores caminhos e os melhores recursos para percorrê-los em situações específicas. Um bom material didático deve reunir elementos que permitam ao estudante desenvolver habilidades como compreensão e análise, criação de estratégias e soluções para problemas e, sobretudo, servir de estímulo para o desenvolvimento do pensamento crítico.

O livro continua sendo um instrumento muito importante. Mas novas tecnologias da informação e da comunicação, assim como jornais, jogos, aulas de campo (visitas guiadas), vídeos e áudios, também se fazem necessárias para complementar o conteúdo, já que hoje em dia as crianças convivem cada vez mais com múltiplas linguagens e mídias.

Na Lumen, os estudantes também têm à disposição a lousa interativa, um recurso multimídia que funciona conectado à internet, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. A escola dispõe ainda de iPads, usados para diversificar as aulas de Informática.

  • lousa interativa

  • projetores

  • iPADs

  • computadores