Infantil

Idade de corte: conforme a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (LDB) e pela Resolução CEB nº 6/2010.
Ver a tabela abaixo:

linha flutuante
2020 1º ano Grupo 5 Grupo 4 Grupo 3 Grupo 2 Grupo 1 Matrículas a
partir de
agosto/20
Alunos
novos
Nascidos entre
01/04/13
e 31/03/14
Nascidos entre
01/04/14
e 31/03/15
Nascidos entre
01/04/15
e 31/03/16
Nascidos entre
01/04/16
e 31/03/17
Nascidos entre
01/04/17
e 31/03/18
Nascidos entre
01/04/18
e 31/03/19
Nascidos entre
01/04/19
e 31/03/20


A Educação Infantil tem grande influência no desenvolvimento das crianças. Ela é a primeira etapa da educação básica, sendo o período em que o aluno começa a desenvolver suas habilidades cognitivas, afetivas, éticas e de inserção social.

A Lumen fundamenta a Educação Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estabelece cinco Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças. São eles: eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; e espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

A linguagem é bastante lúdica, porém, as atividades são baseadas em objetivos específicos para cada faixa etária.

adaptação

A chegada de uma criança na escola é um momento importante que merece toda a atenção e cuidado.

A adaptação em nossa
escola é feita de maneira
gradativa e conta com a
participação dos pais.

Em primeiro lugar, quando o aluno é matriculado, marcamos uma entrevista com os pais para conhecermos melhor cada criança e para que os pais esclareçam suas dúvidas sobre o dia a dia na escola.

É neste momento que conversamos sobre como serão os primeiros dias.

Os pais dos alunos dos Grupos 1 e 2 recebem um horário especial para as primeiras semanas. Neste período, aumentam a permanência na escola gradativamente e ao final da segunda semana geralmente já permanecem durante o período todo.

As coordenadoras orientam os pais diariamente sobre como proceder e a adaptação se desenvolve de acordo com a resposta de cada criança.

Geralmente ao final da segunda semana os novos alunos já estão adaptados à escola.

Aulas especiais

Música, Artes Visuais, Informática, Robótica Educacional, Biblioteca, Inglês, Xadrez e Psicomotricidade fazem parte da grade curricular e são ministradas por professores especialistas.

As aulas especiais ampliam as experiências para uma educação integral. Confira abaixo a tabela das aulas:

SÉRIE MÚSICA ARTES VISUAIS INFORMÁTICA ROBÓTICA INGLÊS BIBLIOTECA XADREZ ED. FÍSICA
GRUPO 1 E 2 2x 2x -- -- 1x 1x -- --
GRUPO 3 2x 2x 2x -- 1x 1x 1x --
GRUPO 4 2x 2x 1x 1x 1x 1x 1x --
GRUPO 5 1x 2x 1x 1x 1x 1x 1x 1x

Aulas de campo

As aulas de campo, que acontecem a partir do Grupo 3, aproximam a realidade, contextualizam o conhecimento e despertam o interesse dos alunos. Estas aulas são programadas durante o ano letivo e fazem parte dos projetos

desenvolvidos em Linguagem, História e Geografia, Ciências e Artes. Aulas de campo são ótimas oportunidades para ver de perto o que é ensinado em sala de aula.

Projetos

O que são projetos?

Projetos são estratégias pedagógicas que tornam o estudo de um determinado tema mais agradável, contextualizado e profundo. Os professores constroem um ambiente de pesquisa, troca de conhecimento e elaboração de materiais que desafia e estimula os alunos na busca pelo conhecimento. Os recursos e materiais usados (objetos, imagens, livros, etc.) são expostos para que estejam sempre à vista. Há jogos, construções plásticas, elaboração de textos, leituras, análise de materiais e muito mais. As crianças são incentivadas a trazer materiais de casa para ilustrar os trabalhos. Na sala de aula, os murais mostram a pesquisa e servem como ponto de apoio. As estantes ou “cantos” dos projetos guardam as referências do que está sendo estudado.


O aluno participa ativamente de todas as etapas com mais interesse e motivação. Um projeto é uma proposta interessante e dinâmica, com muitas oportunidades de interação, promove uma ampla visão de mundo.

Diversos materiais são oferecidos, estimulando o aluno a conhecer e aprender: livros, vídeos, fotos, jogos, materiais naturais, materiais para observação e experiências e tudo o que possa despertar a vontade de saber mais.


O vocabulário é ampliado nas análises e no uso de estratégias para a resolução de problemas. O aluno desenvolve o pensamento lógico e científico, faz comparações entre o que sabia previamente com o que aprendeu durante o projeto.


Os professores trabalham como mediadores, com domínio de conteúdo, de turma e na elaboração de atividades. A mediação com qualidade é a certeza de um ambiente agradável e produtivo, com intervenções no momento certo.