SOBRE NÓS

A história da Escola Lumen teve
início em 1990 como um centro de
ensino complementar.

No contraturno, oferecíamos aulas de Informática, Inglês, Educação Ambiental e Artes. O objetivo era enriquecer o currículo, proposta mantida durante toda a nossa história. A iniciativa foi tão bem recebida que em 1993 a Lumen tornou-se escola regular de Educação Infantil, com a abertura de duas turmas. Nos anos seguintes, o número de alunos foi ficando cada vez maior e surgiu a necessidade de oferecer também o Ensino Fundamental, passo que foi dado em 2000.

Aqui, juntamos a vontade de ensinar com o prazer de aprender e a arte de criar ambientes que educam com professores preparados para atender às necessidades de cada aluno.

Unimos a vivacidade das crianças à nossa estrutura: salas de aula, ateliê de artes, sala de inglês, laboratório de informática, sala de robótica, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, auditório, refeitório, caixas de areia, hortas, banheiros adaptados, playgrounds, muitas árvores e amplo gramado.

Foram necessários alguns anos para que nos tornássemos o que somos hoje, uma instituição de qualidade reconhecida. O que começou com uma turma de poucas crianças é agora um centro de ensino.

Sabemos que a escolha de uma escola é uma decisão muito importante na vida dos pais e dos alunos. Afinal, será dentro desse ambiente que nossas crianças terão a oportunidade de se desenvolver.

Ao conhecer a nossa escola é possível entrar em contato com o que há de melhor em nós: a dedicação à educação.

MISSÃO: promover o
desenvolvimento de um
aluno capaz, ético e
autônomo, valorizando
ser, conviver, conhecer,
criar, descobrir,
imaginar e crescer.

Linha do tempo

sala de informática

timeline shape

Sala de artes

timeline shape

Quadra

timeline shape

horta

timeline shape

Entrada

timeline shape

Biblioteca

timeline shape

Salas de aula

timeline shape

Nossos Espaços

Proposta pedagógica

A Escola Lumen evoluiu pedagogicamente criando uma linha de trabalho educacional pautada em relevantes estudos. Com pressupostos teóricos baseados no Construtivismo e fundamentando-se na Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, na Neurologia, na Linguística, entre outras ciências, a equipe busca melhorar e equilibrar sua forma de conduzir as bases educacionais que ajudam a compreender como a criança pensa e aprende.

O trabalho de fundamentação teórica é sempre revisado através de novos estudos e pesquisas nas áreas de psicologia e educação. Os professores, além de ter formação universitária, participam de grupos de estudos semanais.

Os ambientes educacionais supõem planejamento meticuloso, preparação de material apropriado, professores muito bem formados e organização do currículo. Além disso, o educador precisa evoluir permanentemente, ter atitude investigativa, senso crítico e flexibilidade. O objetivo é centrar o trabalho no aluno, conhecer o desenvolvimento infantil para então elaborar práticas de sala de aula que levem ao aprendizado significativo.

Nossa maior realização é conseguir formar crianças que gostem de ler, de pesquisar, que sejam ativas, curiosas e interessadas no conhecimento.

Material didático

O material didático tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois atua como um mediador entre os alunos, os professores e o conhecimento. Por conta dessa importância, fazemos uma análise criteriosa do que é utilizado.

Na Lumen, esse processo é feito de maneira contínua durante todo o ano letivo. A direção da escola prioriza a variedade e a pluralidade de fontes, por isso acompanha de perto as novidades da área editorial e digital.

Os professores participam ativamente da seleção e fazem a avaliação pedagógica dos materiais.

A Escola Lumen não utiliza um livro único nem adota apostilas ou trabalha apenas com uma editora.

Não existe receita pronta. Escolher e utilizar um material são ações que dependem da capacidade de olhar profundamente o conteúdo a ser ensinado, compreendendo os melhores caminhos e os melhores recursos para percorrê-los em situações específicas. Um bom material didático deve reunir elementos que permitam ao estudante desenvolver habilidades como compreensão e análise, criação de estratégias e soluções para problemas e, sobretudo, servir de estímulo para o desenvolvimento do pensamento crítico.

O livro continua sendo um instrumento muito importante, mas novas tecnologias da informação e da comunicação, assim como jornais, jogos, aulas de campo (visitas guiadas), vídeos e áudios, também se fazem necessárias para complementar o conteúdo, já que hoje em dia as crianças convivem cada vez mais com múltiplas linguagens e mídias.