SOBRE NÓS

A história da Escola Lumen teve
início em 1990 como um centro de
ensino complementar.

No contraturno, oferecíamos aulas de Informática, Inglês, Educação Ambiental e Artes. O objetivo era enriquecer o currículo, proposta mantida durante toda a nossa história. A iniciativa foi tão bem recebida que em 1993 a Lumen tornou-se escola regular de Educação Infantil, com a abertura de duas turmas. Nos anos seguintes, o número de alunos foi ficando cada vez maior e surgiu a necessidade de oferecer também o Ensino Fundamental, passo que foi dado em 2000.

Aqui, juntamos a vontade de ensinar com o prazer de aprender e a arte de criar ambientes que educam com professores preparados para atender às necessidades de cada aluno.

Unimos a vivacidade das crianças à nossa estrutura: salas de aula, ateliê de artes, sala de inglês, laboratório de informática, sala de robótica, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, auditório, refeitório, caixas de areia, hortas, banheiros adaptados, playgrounds, muitas árvores e amplo gramado.

Foram necessários alguns anos para que nos tornássemos o que somos hoje, uma instituição de qualidade reconhecida. O que começou com uma turma de poucas crianças é agora um centro de ensino.

Sabemos que a escolha de uma escola é uma decisão muito importante na vida dos pais e dos alunos. Afinal, será dentro desse ambiente que nossas crianças terão a oportunidade de se desenvolver.

Ao conhecer a nossa escola é possível entrar em contato com o que há de melhor em nós: a dedicação à educação.

MISSÃO: promover o
desenvolvimento de um
aluno capaz, ético e
autônomo, valorizando
ser, conviver, conhecer,
criar, descobrir,
imaginar e crescer.

Linha do tempo

Nossos Espaços

Proposta pedagógica

A Escola Lumen evoluiu pedagogicamente criando uma linha de trabalho educacional pautada em relevantes estudos. Com pressupostos teóricos baseados no Construtivismo e fundamentando-se na Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, na Neurologia, na Linguística, entre outras ciências, a equipe busca melhorar e equilibrar sua forma de conduzir as bases educacionais que ajudam a compreender como a criança pensa e aprende.

O trabalho de fundamentação teórica é sempre revisado através de novos estudos e pesquisas nas áreas de psicologia e educação. Os professores, além de ter formação universitária, participam de grupos de estudos semanais.

Os ambientes educacionais supõem planejamento meticuloso, preparação de material apropriado, professores muito bem formados e organização do currículo. Além disso, o educador precisa evoluir permanentemente, ter atitude investigativa, senso crítico e flexibilidade. O objetivo é centrar o trabalho no aluno, conhecer o desenvolvimento infantil para então elaborar práticas de sala de aula que levem ao aprendizado significativo.

Nossa maior realização é conseguir formar crianças que gostem de ler, de pesquisar, que sejam ativas, curiosas e interessadas no conhecimento.

Material didático

O material didático tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois atua como um mediador entre os alunos, os professores e o conhecimento. Por conta dessa importância, fazemos uma análise criteriosa do que é utilizado.

Na Lumen, esse processo é feito de maneira contínua durante todo o ano letivo. A direção da escola prioriza a variedade e a pluralidade de fontes, por isso acompanha de perto as novidades da área editorial e digital.

Os professores participam ativamente da seleção e fazem a avaliação pedagógica dos materiais.

A Escola Lumen não utiliza um livro único nem adota apostilas ou trabalha apenas com uma editora.

Não existe receita pronta. Escolher e utilizar um material são ações que dependem da capacidade de olhar profundamente o conteúdo a ser ensinado, compreendendo os melhores caminhos e os melhores recursos para percorrê-los em situações específicas. Um bom material didático deve reunir elementos que permitam ao estudante desenvolver habilidades como compreensão e análise, criação de estratégias e soluções para problemas e, sobretudo, servir de estímulo para o desenvolvimento do pensamento crítico.

O livro continua sendo um instrumento muito importante, mas novas tecnologias da informação e da comunicação, assim como jornais, jogos, aulas de campo (visitas guiadas), vídeos e áudios, também se fazem necessárias para complementar o conteúdo, já que hoje em dia as crianças convivem cada vez mais com múltiplas linguagens e mídias.